SEGUIDORES

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Faleceu Raul Indipwo

publicação original
5.06.2006
última revisão 10.06.2006
[url] http://angolaharia.blogspot.com/



crédito J.M. Mangericão


Raul José Aires Corte Peres Cruz, o Indipwo, faleceu aos 72 anos no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, vítima de doença prolongada.

Estamos mais pobres, Angola e Portugal.

Por esta altura o Duo Ouro Negro já se reencontrou e prepara a longa caminhada para a Eternidade.

A melhor homenagem (1) é recordar a sua música. Vale a pena escutar todas as canções disponíveis neste sítio (2)  mas, repetidamente, o tema "Blackground" do duplo álbum com o mesmo nome, album um tanto "desprezado" mas que é, quanto a mim, a sua obra-prima. Nunca a música angolana conseguiu, em um disco apenas, sintetizar com tanta perfeição a sua cultura africana. Não é sem razão que, dos temas disponibilizados, 15 fazem parte do álbum "Blackground" (a propósito: onde está "Missanga" deve entender-se "Suliram"; "Missanga, outra versão" é que é a "Missanga" do álbum; e "Luanda vova" é, na realidade, "Luanda vou"). E não esquecer uma pérola chamada "Muxima". Ou o solo de quissanje, introdutório do "Amanhã", que vale bem mais do que as canções todas de muitos albuns que pululam por aí.

admário costa lindo




1. vd. eBiblos, Poíesis vol (a publicar), Neco Mangericão, A Minha Homenagem.

2.
NOTA
Na publicação original foi colocada uma hiperligação para um sítio da internet, com canções do Duo Ouro, que se encontra desactivado. Para ouvir/ver canções vá ao índice, ao item DISCOTECA.



Sem comentários: