SEGUIDORES

sábado, 11 de dezembro de 2010

Da Música Angolana

publicação original
4.03.2007
[url] http://angolaharia.blogspot.com/2007/03/da-msica-angolana.html




Andrito Tumba lança “Talão”

O músico Andrito Tumba lançou ontem, no pavilhão gimno-desportivo do Sporting Clube de Cabinda, o seu primeiro álbum, "Talento".

Editado em Portugal, o primeiro álbum de Andrito foi gravado em Luanda e Cabinda e contém 10 faixas musicais nos estilos semba, rap, dance music e kuduro.

A gala de lançamento oficial contou com a participação especial de Conde, Luck Semol, Fofandó, Própria Lixo e outros músicos locais.

Andrito Tumba, natural de Cabinda, é o primeiro kudurista local a gravar um CD com meios próprios e contou com o apoio moral e institucional do Departamento Provincial da Cultura.


DJ Ângelo lança "DJ Ângelo e Amigos"

DJ Ângelo apresentou hoje, na portaria do Cine Atlântico, em Luanda, o seu primeiro trabalho discográfico, o CD intitulado "DJ Ângelo e Amigos".

A obra, produzida no estúdio do próprio autor, em Luanda, comporta 13 temas em estilos diversos como semba, kizomba e tarrachinha e contou com a participação de Artur Adriano, António Paulino e Antoninho Mukumba.

Do CD agora editado, cujos trabalhos finais tiveram lugar em Portugal, destacam-se os temas "Bena Kuenda", "Carnaval" e "Kuenda Ngo", todas em estilo semba e interpretadas por Antoninho Mukumba, Artur Adriano e António Paulino.

Ângelo Martins Gomes nasceu a 4 de Junho de 1973 e está ligado à música desde os 12 anos de idade. Iniciou-se como pianista no grupo coral da igreja Tocoísta. Participou no trabalho discográfico de DJ Dias Rodrigues, como instrumentista nos temas "Bota-Bota" (Paulo Flores) e "Kalumba" (Daniel Nascimento).

Produziu os arranjos, no CD "As Melhores Produções de Chico Viegas", dos cantores Elias Dia Kimuezo (Samba Mahia), Matias Damásio (Saudades) e Maya Cool (Te Juro Amor).




Segunda edição do Musongué com Lulas da Paixão, Zecax e Artur no Kilamba

Os músicos Lulas da Paixão, Joy Artur e Zecax foram os convidados da segunda edição do ano do programa Musongué da Tradição, realizado hoje no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda.

Acompanhados instrumentalmente pela banda Kimbambas do Ritmo, os três artistas regressaram a uma casa bastante conhecida onde têm sido clientes assíduos em programas de animação artístico-cultural.

Lulas da Paixão iniciou a carreira em 1957 e compôs para vários artistas e intérpretes: para Carlos Burity, os temas Mukagiami, Lolito e Menina Ue Mita; Pedrito, N'ga Kinga; Don Caetano, Wegia Ki Ussokana; António Paulino, Ti Chico; Dina Santos, Zinha; André Mingas, Mukutu; Vate Costa, N'ga Luku N'ga Zuze.
A caminho dos 61 anos de idade, Lulas começou como vocalista da turma "A Caravana ", com Julião Carlos de Almeida, Alberto Lemos, Mário Filipe, Fula, Milagre, Cadoko e Manuel Polo N`gato.

Zecax tem sido presença habitual no Kilamba, onde é convidado para os programas "Musongué da Tradição" e o radiofónico "Caldo do Poeira".

Joy Artur é uma das referências da música angolana, principalmente do estilo semba.

Os Kimbambas do Ritmo surgiram no Ginásio Futebol Club, no município do Sambizanga. O grupo integrava Mário Santiago, Pedro de Castro Van-Dúnem "Loy", Bia Santiago, Faísca e Bwanga. Interpretavam música tradicional angolana da região de Luanda e as letras transmitiam também uma mensagem política para o despertar das consciências da juventude.

A primeira edição do "Musongué" aconteceu em Fevereiro, com o agrupamento "Jovens do Prenda" e os artistas Zecax, Dom Caetano e Proletário.

fonte:


comentários:

Anónimo disse...
O zecax era ocantor da minha preferencia no comjunto os jovens do Prenda , nos annos 82.
7/6/07 8:00 AM

Sem comentários: