SEGUIDORES

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Bonga, duas obras.primas

No início da carreira Barceló de Carvalho ou Bonga Kuenda ou, como passaria a ser mais conhecido, simplesmente Bonga, lançou 2 álbuns de constituem, ainda hoje, duas obras-primas da música angolana.

A criatividade, o rigor  tradicional das composições e os arranjos musicais não foram posteriormente ultrapassados nem, na maior parte dos casos, sequer igualados. A voz, personalizada, aqui ora arrastada e dorida, ora exaltada como aos temas convém, continuará pelo tempo fora.
Sem desprimor para a sequente obra penso que, como obras inteiras e acabadas, os álbuns "Angola 72" e "Angola74" suplantam todos os restantes.

José Adelino Barceló de Carvalho nasceu em 1943 em Kipiri, de pai angolano e mãe congolesa. Foi campeão de atletismo, nos 400m, pelo Benfica. Começou a compor em Luanda, enquanto estudante. Na década de 60 do séc. passado exilou-se em Roterdão, na Holanda, onde existia uma grande comunidade cabo-verdiana e foi para a etiqueta Morabeza que gravou o seu primeiro disco, “Angola 72”. O álbum “Angola 74”, ainda gravado na Holanda, precedeu a independência de Angola e o regresso de Bonga ao seus país.

ANGOLA 72

1. Uengi Dia N'Gola
3. Ku Tando
5. Kilumba Dia Ngola
8. Mu Nhango
10. Muimbo ua Sabalu


ANGOLA 74

1. Venda Poro
2. Kubangela
3. Makongo
4. Roots
5. Ghinawa
6. Sodade
7. Marika
8. Ngana Ngonga
9. Ai-Ue Mama
10. Kinga Kueta


Sem comentários: