Filme de Pierre Yves Bordeaud conta o périplo do cantor senegalês
Youssou N'dour pelo trilho deixado pelos escravos africanos
Fotografia: DR
O Instituto Camões – Centro Cultural Português, em Luanda, acolhe a partir das 18h00 de amanhã e até ao dia 6 de Dezembro um ciclo de documentários e concertos de jazz filmados, denominado “Triângulo do Mar: Encontros de Afecto e Cultura”, uma iniciativa do crítico e divulgador de jazz, Jerónimo Belo.
Em declarações ao Jornal de Angola, o crítico sublinhou que se trata de uma abordagem multicultural do significado musical, que ocorre no âmbito, no seguimento e no espírito do Festival Internacional de Cinema, que se realizou recentemente em Luanda, sob a égide do Ministério da Cultura.
“A música é uma arte que une povos e uma plataforma de igualdade e fraternidade entre criadores das mais distintas proveniências geográficas e tipologias musicais, que não fala apenas a partir de uma inserção no mundo, mas é das mais privilegiadas actividades integradoras num mundo cada vez mais globalizado, individualista e socialmente injusto”, afirmou o crítico.
Sublinhou que com esta iniciativa se pretende apresentar aos cinéfilos, estudantes de música, músicos e ao público interessado novos e mais complexos desafios musicais, que provoquem curiosidade, auto-desenvolvimento e deleite musical.
O ciclo de documentários e concertos filmados abre amanhã às 18 horas, com a exibição de “Regresso a Gorée”, um filme de Pierre Yves Bordeaud, que conta o périplo do cantor senegalês Youssou N’dour pelo trilho deixado pelos escravos africanos e a música que eles inventaram: o Jazz. O seu desafio é o de devolver a África um reportório de jazz e cantá-lo em Gorée- a ilha símbolo do tráfico negreiro, em homenagem às vítimas da escravatura.
Apoiado na sua missão pelo pianista tunisino Moncef Genoud percorre os Estados Unidos e a Europa. Acompanhados por músicos notáveis, encontram-se com imensa gente e figuras bem conhecidas, e através dos concertos, encontros e debates criam uma música que transcende as suas identidades culturais.
Na terça-feira, à mesma hora, é exibido o filme “Winton Marsalis & Richard Galliano”, de Billie Holiday a Edith Piaff, que retrata a história de duas mulheres com muitas cicatrizes na alma – Billie Holiday e Edith Piaff – que colocam no mesmo caminho um trompetista virtuoso (Winton Marsalis) e um acordeonista brilhante (Richard Galliano).
Mais do que um valioso “travelling” musical por vários tempos de duas cidades – Paris e Nova Iorque – este “Ao vivo em Marciac” não é apenas o regresso do acordeão à família do Jazz (Duke Ellington, Buddy DeFranco, Benny Goodman e Anthony Braxon já o tinham feito) via Marsalis, mas também um ardente tributo póstumo a duas vozes eternas (Billie e Edith) e uma apaixonante radiografia das mestiçagens que alimentam a identidade cultural do Jazz.
Durante o ciclo serão exibidos ainda os filmes “Herbie Hancock”, na quinta-feira, “Diana Krall ao vivo no Rio de Janeiro”, na sexta-feira, e “Miles Davis ao vivo”, no dia 6 de Dezembro, todos a partir das 18 horas.
Esta iniciativa cultural conta com o apoio de várias empresas nacionais e estrangeiras, e beneficia também da ajuda do Ministério da Cultura e do Instituto Camões – Centro Cultural Português.
Documentário "Regresso a Gorée" abre ciclo de cinema virado ao jazz. Jornal de Angola online, [url]
http://jornaldeangola.sapo.ao/17/0/documentario_regresso_a_goree_abre_ciclo_de_cinema_virado_ao_jazz , 28.11.2010
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