SEGUIDORES

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Grupo de artistas homenageia Neto

publicação original
22.09.2006
[url] http://angolaharia.blogspot.com/2006/09/grupo-de-artistas-homenageia-neto.html



"Vozes para Nguxi" é o título do disco produzido por 11 artistas nacionais, entre os quais Matias Damásio, Konde e Gabriel Tchiema, colocado domingo, 17 de Setembro, à disposição do público, numa sessão que decorreu na portaria da Rádio Nacional de Angola (RNA), em Luanda.

A produção do disco, que contou com o apoio de Irene Neto, filha de Agostinho Neto, tem 11 temas musicados a partir de poemas do "Poeta Maior", como forma de celebrar o 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, bem como saudar o seu 84º aniversário natalício.

Em declarações à Angop, Matias Damásio frisou que a produção deste CD é igualmente uma forma de os músicos angolanos, principalmente a juventude, mostrar aos "kotas" que também têm Neto no coração, apesar de muitos não o terem conhecido em vida.

"É uma das maiores figuras do país, quer em termos culturais como políticos e sociais, porque para além de ter sido o primeiro presidente de Angola foi também um grande médico e homem ligado às artes. Prova disto é o facto dos seus escritos serem reconhecidos também no exterior"- disse.

O artista adiantou ainda que apesar de ter sido um pouco difícil o processo de musicalização dos poemas de Agostinho Neto, valeu o esforço pelo trabalho feito, acrescentando ainda ter sido bastante valioso o apoio prestado por Irene Neto.

Interpretam os poemas "Bouquet de rosas para ti" (Matias Damásio), "Livre" (Konde), "Minhas palavras" (Fhader Mak), "Noite na quitanda" (Gabriel Tchiema), "Velho negro" (Kizua Gourgel), "Setembro" (Totó), e "Kulembalabala", (Malu).

Igualmente, "Herói para sempre" (Eleicy e Black), "Confiança" (Kanda), "Para enfeitar os teus cabelos" (Sandra Cordeiro) e o tema "Vozes para Nguxi", que dá título ao álbum, é interpretado por todos os cantores que fazem parte do disco.

Os músicos Dalú Roger, Moreira Filho, Pirica, Vando Moreira, Nino Jazz e o português Jorge Cervantes tocaram neste disco que, em princípio, tem três mil exemplares.

Angop, 18.09.2006


Sem comentários: