SEGUIDORES

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Timbila Muzimba na Casa da Música

publicação original
12.09.2006
[url] http://angolaharia.blogspot.com/2006/09/timbila-muzimba-na-casa-da-msica.html




Os Timbila Muzimba actuam amanhã, dia 13, na Casa da Música (Porto) às
23hoo.

É uma orquestra musical de jovens músicos e bailarinos Moçambicanos do bairro do Jardim, nos arredores da cidade de Maputo. Os Timbila Muzimba têm vindo a visualizar a possibilidade de combinar instrumentos musicais, ritmos e melodias tradicionais com contemporâneos.

A orquestra de xilofones dos VaChopi, povo que habita o sudoeste de Moçambique - mais propriamente na província de Inhambane -, é designada por timbila ‑ plural de m'bila (xilofone). Ao som da orquestra de timbila, os bailarinos fazem mover freneticamente o muzimba - corpo. Há uma estreita ligação entre kusinha - o dançar - e kuveta - o tocar da música Chopi - havendo espaço para uma comunicação entre os solistas das duas partes.

«Por Conta Própria» é o CD que os Timbila Muzimba gravaram em Portugal, em finais de 2003, resultado da digressão realizada no âmbito do movimento Identidades - intercâmbio artístico.

«...dificilmente quem vê se esquecerá destes moçambicanos (...) Minutos de muito ritmo a lembrar a África da nossa imaginação. (...) O palco mostrou‑se pequeno para tanto movimento. A cultura moçambicana foi aqui bem representada por 'uma música que vem da alma.'»


para saber mais:

Música e Dança de Moçambique, ”Timbila Muzimba”

Timbila Muzimba e Júlio Pereira


Para escutar o tema Kantsitso
( a ligação vai direccioná-lo para a página “World Music” da Casa da Música; active o linkElementos de Media Relacionados: Timbila Muzimba Kantsitso” )


comentários:
Denudado disse...
Estava eu a planear uma ida à Casa da Música para ouvir os Timbila Muzimba, quando reparei nas horas do início do concerto: 23 horas!
Neste país as pessoas estão a ficar parvas ou quê?! Um concerto a começar às 11 da noite de uma quarta-feira?!!! É claro que já não vou! Eu trabalho, não sou nenhum parasita!
12/9/06 11:43 PM

Admário Costa Lindo disse...
Pois é, Denudado:
pelo visto (que não pelo dito... por eles) a Casa da Música é um espaço de privilégios, como tanta coisa nesta courela à beira-mar encalhada. O horário tem a ver com os fatos. Estás a entender!? É que desta forma, pelos fatos e pelo horário, os trabalhadores não emporcalham aquele espaço de "cultura". E o que é a "cultura"? Perguntas tu. Boa pergunta. Pelo visto (que não pelo dito... por eles) a nossa é a das sobras...
13/9/06 11:32 PM

Anónimo disse...
Convido-o a visitar e a comentar o meu blog, em http://angolasempre.blog.com, sobre vários temas angolanos.
Carlos Lopes
16/9/06 10:05 AM


Sem comentários: