24.09.2006
[url] http://angolaharia.blogspot.com/2006/09/clsio-mambo-vence-festival.html
foto Angop
Com o tema "Lunga ny Kalunga", de autoria de Antónia de Fátima Miranda "Tonicha Miranda", o jovem Célsio Mambo venceu na noite de sexta-feira a IX edição do Festival da Canção de Luanda, uma realização da Luanda Antena Comercial (LAC), decorrido no cine Karl Marx, na capital do país.
Como intérprete da canção vencedora, Célsio Mambo recebeu, além de brindes da Unitel, um cheque no valor de dois mil dólares, enquanto Tonicha Miranda, a autora do tema "Lunga ny Kalunga", que em português significa "a morte chegou", teve direito a um prémio de 10 mil USD.
Tonicha Miranda, autora da canção eleita vencedora pelo corpo de júri, presidido pela escritora Amélia da Lomba, compõe há mais de 10 anos. Foi vocalista do grupo "Os Kongos" durante dois anos, colaborou com os Jovens do Prenda entre 1994 e 1995. Em 2004 venceu o prémio Cidade de Luanda da Canção.
Célsio Mambo, intérprete da música vencedora, começou a cantar aos cinco anos na Igreja Metodista Unida de Monte Sinai e em 2004 concorreu ao concurso Estrelas ao Palco, interpretando o tema "Con té partiro", de Andrea Bocelli.
O prémio de melhor intérprete foi atribuído pelo júri à jovem Jaqueline Faial que cantou "Mulher só", letra de Filipe Zau e música de Filipe Mukenga. Como prémio recebeu um cheque no valor de dois mil USD.
À melhor letra da IX edição do Festival da Canção de Luanda o corpo de júri atribuiu o prémio ao compositor Artur Neves pela música "Instantes de um cantar", interpretada por Jocelina Miranda. Como prémio recebeu da organização dois mil dólares.
O troféu LAC-Unitel, atribuído através da votação pública feita por meio de telefonemas e MSN, ficou com Guisela da Porterlinha, que interpretou "Essa Voz", de autoria do compositor Jomo Fortunato.
O espectáculo desta noite foi dividido em três momentos, sendo o primeiro o da homenagem às mulheres angolanas com uma rapsódia do músico Nelo Carvalho e um jogral apresentado por distintas mulheres da sociedade, escrito por Carlos Ferreira.
O segundo foi a exibição dos concorrentes que apresentam canções inéditas e o último foi reservado ao artista convidado que se fez acompanhar por uma banda integrada por Dalú Roger, Vado Moreira, Gabi e Correia.
O concurso contou com 12 concorrentes, dos 76 inscritos inicialmente.
O evento já homenageou o Carnaval, o agrupamento Kiezos, a cantora Belita Palma, dentre outros. Para este ano, escolheu-se a mulher angolana pela sua presença permanente na luta pela sua afirmação social e profissional na luta de libertação nacional e a sua participação directa na economia do país.
Criado em 1998, o Festival da Canção de Luanda é uma organização da Rádio Luanda Antena Comercial (LAC) e destina-se, entre os seus objectivos, premiar a criatividade e originalidade dos compositores do género canção.
Fazem parte da galeria de vencedores do concurso, o grupo Kimpaba (1998), Mirol (1999), Artur Neves (2000), João Alexandre (2001), Kizua Gourgel (2002), Dodó Miranda (2004) e Matias Damásio (2005).
23.09.2006
Sem comentários:
Enviar um comentário