SEGUIDORES

domingo, 5 de dezembro de 2010

Dominguinho no Caldo do Poeira

publicação original
22.09.2006
[url] http://angolaharia.blogspot.com/2006/09/dominguinho-no-caldo-do-poeira.html



O músico angolano Dominguinho será a figura a homenagear na 53ª edição do programa radiofónico Caldo do Poeira, a realizar-se este domingo, 24 de Setembro, a partir das 8horas, no Centro Cultural e Recrativo Kilamba, em Luanda, uma iniciativa da Rádio Nacional de Angola (RNA).

Autor de temas de sucesso, interpretados por vários artistas, entre os quais Carlos Burity, Domingos Sebastião de Almeida, ou simplesmente Dominguinho, vai merecer este final de semana as atenções dos amantes da música angolana dos anos 60, 70 e 80.

A ser acompanhado instrumentalmente pela Banda Movimento, Dominguinho terá ainda as colaborações do grupo tradicional Semba Muxima, e dos artistas Day Doy, Tino Silva, Nito Nunes e Pakito.

À semelhança do que tem feito com os demais homenageados em cada edição, a RNA colocará, este sábado, a partir das 8 horas, na portaria das suas instalações, em Luanda, à venda mil CD com as melhores canções de Dominguinho.

Guitarrista, compositor e intérprete, Dominguinho começou a dar os primeiros passos no mundo da música no agrupamento Ilundos na companhia de Olga Baltazar, Bonga, Elias Dya Kimuezu e Zizas, isto entre os anos de 1958 e 1962.

Dispersado pelo regime colonial por considerar subversiva a actividade deste conjunto, o artista funda, em Agosto de 1964, com outros cantores, o Dimba Ngola, que conta mais tarde com a presença de Óscar Neves. Com este agrupamento, Dominguinho grava inúmeros singles, tais como "Fixe", "Gipangue", "Merengue Bula Miongo" e "Fuma".

Ao longo da sua carreira, o músico gravou ainda com Os Kiezos (Cabretinha e Mini Saia), Jovens do Prenda (Difuba Dya Luisa, Sualo Ndo Ndo, Lamento do Dimba Ngola Kizomba bu Sanzala).

Com cinco anos de dedicação na recuperação, divulgação e valorização da música angolana gravada nas décadas de 40, 50, 60 e 70, a sua primeira edição aconteceu a 26 de Agosto de 2001, em homenagem a Urbano de Castro e teve como palco o refeitório da RNA.
Músicos como Elias Dya Kimwezo, Lourdes Van-Dúnem, Paulino Pinheiro, Minguito, David Zé, Lulas da Paixão e os agrupamentos Negoleiros do Ritmo e Musangola, constam da lista dos homenageados do Caldo do Poeira.

Concebido inicialmente para homenagear artistas de Luanda ou residentes em Luanda, o Caldo já foi realizado nas províncias de Cabinda, Bengo, Benguela e Namibe, no ano de 2004, onde foram homenageados artistas e agrupamentos locais.

Angop, 20.09.2006

Sem comentários: